AEG EA0301, EA0602, EA0302, EA0612, RA0650 Manual [pt]

0 (0)
AEG EA0301, EA0602, EA0302, EA0612, RA0650 Manual

 

 

 

 

 

EA0300C

EA0600C

EA0610C

EA3100

EA0301C

EA0601C

EA0611C

EA3200

EA0302C

EA0602C

EA0612C

EA3210

ENGLISH ENGLISH

USER'S HANDBOOK

2...7

 

 

 

 

 

FRENCH FRANÇAIS

NOTICE D'UTILISATION

8...11

 

 

 

 

 

DUTCH NEDERLANDS

HANDLEIDING

12...15

 

 

 

 

 

GERMAN DEUTSCH

GEBRAUCHSANWEISUNG

16...19

 

 

 

 

 

SWEDISH SVENSK

BRUKSANVISNING

20...22

 

 

 

 

 

NORWEGIAN NORSK

HÄNDBOK

23...25

 

 

 

 

 

DANISH DANSKE

BETJENINGSVEJLEDNING

26...29

 

 

 

 

 

FINISH SUOMENKJELINEN VERSIO

KÄYTTÖOHJE

30...32

 

 

 

 

 

SPANISH ESPAÑOL

MANUAL

33...36

 

 

 

 

 

PORTUGUESE PORTOGUÈS

MANUAL

37...40

 

 

 

 

 

ITALY ITALIANO

MANUALE

41...46

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

207.4460.02

MANUAL

É importante que leia cuidadosamente este manual antes de instalar e utilizar o seu novo frigorífico.

Antenção: Como medida de segurança, se este frigorífico se destinar a substituir outro de maiores dimensões que vá ser posto de lado, desmonte a porta do frigorífico velho a fim de impedir que alguma criança se possa meter no seu interior e ficar aí fechada.

INSTRUÇÕES PARA INSTALAÇÃO

Este frigorífico está equipado com uma unidade de refrigeração por absorção de calor que é completamente silenciosa. Destina-se a ser utilizado como um móvel frigorífico independente mas pode, também, ser encastrado como parte de um armário, para o que devem seguir-se cuidadosamente as instruções dadas abaixo.

Para garantir o bom funcionamento e a máxima eficiência de refrigeração é necessário atender às condições seguintes:

1)Passagem de ar suficiente para refrigeração da unidade.

2)Aberturas de ventilação superiores e inferiores desobstruídas para eliminção do calor em excesso

3)Nivelamento perfeito tanto numa como noutra direcção

Quando o frigorífico for montado como parte de um armário deve ter-se em consideração a facilidade de desmontagem, para efeitos de assistência.

O frigorífico deve ficar montado de modo que toda a unidade de absorção esteja na zona de passagem do ar de ventilação.

O frigorífico deve ser instalado de maneira a permitir que a circulação do ar de refrigeração não seja obstruída por irradiadores, aparelhos de televisão ou outras fontes de calor.

Não devem montar-se dois frigoríficos um por cima do outro, a não ser que tenham passagens para ventilação separadas para cada um deles.

Os esquemas apresentados na pág. 47 mostram 3 formas diferentes de instalar o frigorífico, como parte de um armário. As dimensões apresentadas são valores mínimos.

Fig. 1 (pág. 47). Frigorífico colocado sobre uma prateleira

Será suficiente que a passagem de ar de ventilação tenha, pelo menos, 105 mm de largura, isto será fácil de conseguir se as prateleiras estiverem montadas com parafusos distanciadores de 105 mm de lagura ou com blocos com esta dimensão. Tambén, neste caso, toda a parte da unidade de refrigeração deve ficar saliente, de modo a apanhar a corrente de ar de arrefecimento. Se o conjunto das prateleiras estiver montado com distanciadores e o armário tiver pés a circulação de ar será mais fácil.

Fig. 2-3 (pag. 47) Frigorífico fixado na parede

As passagens para o ar de ventilação devem ficar dispostas ao longo de toda a largura do frigorífico (min. 425 mm) e ter, pelo menos, 105 mm de fundo.

As aberturas têm normalmente, grades que devem deixar uma superfície livre de ventilação de 100 cm2 cada.

Dobradiças da porta e painel exterior da porta

A posição adoptada para montagem do frigorífico pode obrigar a alterar a posição de abertura da porta. Para isso ver pág. 39.

Se o desejar, pode desmontar o painel exterior da porta e substitui-lo por outro (não fornecido pela Electrolux) que melhor se harmonize com a decoração ambiente. Instruções para esta alteração encontram-se, também, na pág. 39.

Ligação à corrente

A ligação do frigorífico à corrente deve ser feita apenas com ficha com ligação de terra, convenientemente montada. Antes da ligação, verifique na chapa de características (dentro, à esquerda) se a voltagem do frigorífico e a mesma da rede.

COLOCAÇÃO DO FRIGORÍFICO EM FUNCIONAMENTO

Para fazer funcionar o frigorífico encaixar a ficha na tomada, ligar e girar o mostrador do termostato (dentro do armário) para a regulação número 3 ou 4. Verificar-se-ão indícios de arrefecimento após aproximadamente uma hora. Notar que o frigorífico tem uma unidade de arrefecimento tipo de absorção que é virtualmente silenciosa ao funcionar. Portanto, não se irá ouvir o arranque inicial do frigorífico quando este é ligado.

Nos modelos com descongelação automática também haverá indícios de arrefecimento após aproximadamente uma hora, a não ser que por coincidência o interruptor temporizador esteja num ciclo de descongelação quando o frigorífico é ligado pela primeira vez, caso em que poderão ter que passar 2 ou 3 horas antes do arrefecimento começar.

A temperatura do firgorífico será afectada pela localização, temperatura ambiente e frequêcia da abertura da porta e pode ser necessário alterar o mostrador do termostato para tomar em conta estas condições.

Controlo de temperatura

A temperatura no frigorífico é a de 0° a 7°C e dentro do compartimentro de armazenagem de alimentos congelados no modelo EA0600C/601C/602C/EA3200 é de -12°C ou menos, quando a mostrador do termostato está regulado para 3 ou 4, a temperaturas ambiente normais.

Se forem necessárias temperaturas inferiores no frigorífico girar o mostrador do termostato da esquerda para o número mais elevado; se for necessário menos arrefecimento, girar o mostrador da direita para a esquerda para um número mais baixo.

UTILIZAÇÃO DO FRIGORÍFICO

No armário-frigorífico as temperaturas atingem graus adequados para conservar a maior parte dos alimentos, leite, bebidas, etc., nos modelos de 60

37

litros o interior da porta é provido de prateleiras para garrafas, frascos de conservas e pequenos pacotes.

Convém que todos os alimentos sejam colocados em caixas fechadas ou em sacos de plástico, podendo, também, ser embrulhados em folhas ou filme plástico. Também os líquidos devem ser tapados. Estes cuidados são necessários não só para preservar os paladares e aromas, mas tambén para reduzir a condensação de humidade nas superfícies frias.

Tempo de armazenamento aconselhável para alimentos frescos

O tempo de armazenamento possível varia com o tipo de alimentos e com a sua frescura no momento em que são colocados no armário frigorífico. Nenhum alimento deve ser conservado para além do que é indicado abaixo.

Tempo

maximo

aconselhável

para

armazenamento:

 

 

Carne não cozinhada

 

 

criação vaca e carneiro

3 a 5 dias

porco

 

2 a 4 dias

salsichas

 

 

3 dias

carne moída e miúdos

1 a 2 dias

Carne cozinhada

 

 

fiambre, fatias

2 a 3 dias

tartes

 

 

1 dia

frios e pasta

 

2 dias

criação

 

2 a 3 dias

Presunto bacon

1 semana

Lacticínios

 

 

 

leite

 

2 a 3 dias

natas

 

1 semana

manteiga

 

3 a 4 semanas

queijo rijo

 

3 a 4 semanas

queijo mole

1 semana

Vegetais e saladas

1 semana

Fruta

 

2 semanas

UTILIZAÇÃO DO CONGELADOR

(Apenas no modelo EA0600C/601C/602C/EA3200)

O congelador tem 3,7 litros de capacidade; o símbolo de 2 estrelas ** marcado na porta significa que pode armazenar alimentos a -12°C até um mês, isto é, tem possibilidades de armazenamento por tempo médio.

Os alimentos adquiridos no comércio já congelados e embalados devem ser armazenados de acordo com as instruções do fabricante para congeladores de duas estrelas e devem ser colocados neste compartimento o mais depressa possível, apos a aquisição e antes de começarem e descongelar.

Os alimentos congelados, na sua maioria, podem ser mantidos neste compartimento durante um mês, mas o período de conservação pode variar e é importante seguir as instruções das embalagens.

Qualquer alimento que descongele por acidente deve ser imediatamente consumido, cozinhado enquanto fresco ou inutilizado.

Este congelador destina-se a armazenar alimentos já congelados ou creme gelado e, ainda, a fabricar gelo. Não é adequado para congelar alimentos.

FABRICAÇÃO DE GELO

Encha com água o tabuleiro para gelo, ficando o seu nível um pouco abaixo do bordo (para permitir a expansão durante a congelação) e coloque-o na respectiva prateleira (na parte superior do congelador no modelo EA0600C/601C/602C/ EA3200).

Para produzir gelo mais rapidamente pode rodar-se o termóstato temporariamente para a posição MAX, mas não esqueça de voltar a pô-lo na posição normal logo que o gelo esteja formado, pois de contrário o frigorífico ficaria demasidadamente frio.

Para soltar os cubos de gelo basta torcer o tabuleiro ao longo do seu comprimento ou invertêlo sobre um prato, pôr a baixo de uma torneira com água fria corrente, até os cubos se soltarem.

CUIDADOS COM O SEU

FRIGORÍFICO

Descongelação

Gelo irá formar-se gradualmente nas superfícies de arrefecimento e não deve ser deixado que o gelo se torne espesso demais, visto que irá actuar como um isolador e prejudicar o processo de arrefecimento.

Descongelação (modelos manuais)

Para descongelar girar o mostrador do termostato para 0, retirar o tabuleiro de gelo e deixar a porta do armário e do compartimento de armazenagem de alimentos congelados aberta.

O gelo irá derreter-se e escorrer para o tabuleiro de recolha que deve estar situado por baixo do compartimento de armazenagem de alimentos congelados.

Quando a descongelação estiver concluída, retirar o tabuleiro de recolha e girar o mostrador do termostato para a sua regulação normal.

Passar por água o tabuleiro de gelo, voltar a encher com água limpa e colocá-lo na respectiva prateleira. Algumas gotas de água podem escorrer das palhetas de arrefecimento durante a operação normal; portanto o tabuleiro de recolha de gotas deve ser mantido na posição apropriada.

Descongelação automática (quando montada)

A descongelação automática é realizada por meio de um interruptor temporizador, montado na traseira do armário que desliga a unidade de arrefecimento durante aproximadamente 2 horas por dia. Não se deve acumular qualquer quantidade apreciável de gelo em ou à volta do compartimento de alimentos congelados durante o uso normal.

A água descongelada corre através do tubo de drenagem desde o canal de gotejamento em um recipiente de evaporação localizado ao fundo e atrás do refrigerador. A agua descongelada evaporará automaticamente no ar circulante e o recipiente não necessitará ser esvaziado manualmente.

Descongelação comandada por botão

Retire o tabuleiro do gelo e, se o seu frigorífico for do modelo EA066C/601C/602C/EA3200, verifique se o

38

Loading...
+ 4 hidden pages