Black & Decker HD450, HD550, HD500 User Manual

0 (0)

Furadeiras de Impacto de 3/8” (10mm) e ½” (13mm) Taladros Percutores 3/8” (10mm) y ½”(13mm)

MANUAL DE INSTRUÇÕES MANUAL DE INSTRUCCIONES

Cat. N° HD450-HD500-HD550

Português 3

Español 8

ADVERTÊNCIA: LEIA ESTAS INSTRUÇÕES ANTES DE USAR O PRODUTO. ADVERTENCIA: LEASE ESTE INSTRUCTIVO ANTES DE USAR EL PRODUCTO.

PORTUGUÊS

UTILIZAÇÃO

O seu furadeira de impacto Black&Decker foi concebida para perfurar madeira, metal, plástico e maçonaria, assim como para fins de aparafusamento. Esta ferramenta destina-se apenas ao uso doméstico.

REGRAS GERAIS DE SEGURANÇA

AVISO: Leia e compreenda todas as instruções. O descumprimento das instruções abaixo pode causar choques elétricos, incêndio e/ou lesões pessoais graves.

GUARDE ESTAS INSTRUÇÕES

INSTRUÇÕES DE SEGURANÇA

Advertências Gerais de segurança para ferramentas elétricas

Advertência! Leia todas as advertências e instruções de segurança.Caso as advertências e instruções abaixo não sejam seguidas, podem ocorrer choques elétricos, incêndio e/ou lesões graves. Guarde todas as advertências e instruções para referência futura.

O termo “ferramenta elétrica” em todas as advertências listadas abaixo se refere a ferramenta elétrica (com fio) operada por rede elétrica ou ferramenta elétrica operada por bateria (sem fio).

1. Segurança na área de trabalho

a.Mantenha a área de trabalho limpa e bem iluminada. Áreas com entulhos e escuras podem propiciar acidentes.

b.Não utilize as ferramentas elétricas em atmosferas explosivas, tais como na presença

de líquidos inflamáveis, gases ou poeira. As ferramentas elétricas geram centelhas que podem inflamar a poeira ou fumaça.

c.Mantenha as crianças e pessoas no local afastadas enquanto operam a ferramenta elétrica.

Distrações podem fazer com que você perca o controle.

2. Segurança elétrica

a.Os plugues da ferramenta elétrica devem ser compatíveis com a tomada. Nunca modifique o plugue. Não utilize plugues adaptadores com ferramentas elétricas aterradas. Plugues não modificados e tomadas compatíveis reduzirão o risco de choques elétricos.

b.Evite contato corporal com superfícies aterradas como tubos, radiadores, fogões e refrigeradores. O risco de choque elétrico é maior caso seu corpo esteja aterrado.

c.Não exponha ferramentas elétricas à chuva ou a umidade. Caso uma ferramenta elétrica entre em contato com água, o risco de choque elétrico será maior.

d.Não faça uso impróprio do cabo. Nunca utilize o cabo para carregar, puxar ou desconectar

a ferramenta elétrica. Mantenha o cabo longe de calor, óleo, pontas afiadas ou peças móveis.

Cabos danificados ou emaranhados aumentam o risco de choque elétrico.

e.Ao operar uma ferramenta elétrica ao ar livre, utilize uma extensão apropriada para ser utilizada ao ar livre. Utilize um cabo apropriado para ser utilizado ao ar livre.

f.Se for inevitável o uso de ferramentas elétricas em local úmido, utilize um Dispositivo

de corrente residual (DCR) com fornecimento de proteção. A utilização de um DCR reduz o risco de choque elétrico.

NOTA: O termo Dispositivo de Corrente Residual (RCD) pode ser substituido pelo termo Interruptor de Falha no Aterramento (IFA).

3. Segurança pessoal

a.Fique alerta, preste atenção no que está fazendo e use o senso comum ao operar uma ferramenta elétrica. Não utilize uma ferramenta elétrica quando estiver cansado ou sob o uso de drogas, álcool ou medicamentos. Um momento de descuido ao operar ferramentas elétricas pode resultar em lesões pessoais graves.

b.Utilize equipamentos de proteção pessoal. Sempre utilize proteção para os olhos, repiração e ouvido.

Equipamentos de segurança como máscara de pó, sapatos de segurança antiderrapante, capacetes, ou proteção auricular utilizados para condições apropriadas reduzirá as lesões corporais.

c.Evite partidas acidentais. Certifique-se de que o dispositivo está na posição de desligado antes de conectar a fonte de energia e/ou a bateria, segurando ou carregando a ferramenta.

PORTUGUÊS

Ao carregar as ferramentas Elétricas com o dedo na chave ou ferramentas elétricas energizadas que possuam a chave podem causar acidentes.

d.Remova qualquer chave de ajuste ou chave inglesa antes de ligar a ferramenta elétrica. Uma chave inglesa ou uma chaveta conectada a uma parte giratória da ferramenta elétrica pode resultar em lesões corporais.

e.Não se debruce sobre a ferramenta. Mantenha os pés firmes e em equilíbrio o tempo todo. Isto permite um controle melhor da ferramenta elétrica em situações inesperadas.

f.Vista-se apropriadamente. Não use roupas soltas ou jóias. Mantenha seu cabelo, roupas e luvas longe de partes móveis. Roupas soltas, jóias o cabelos longos podem ficar presos nas peças móveis.

g.Caso sejam fornecidos dispositivos para extração e coleta de poeira, certifique-se de que eles estejam conectados e que sejam utilizados de forma apropriada. O Uso de coleta de poeira pode reduzir os perigos relacionados à poeira.

4. Uso e cuidados com a ferramenta elétrica

a.Não force a ferramenta elétrica. Utilize a ferramenta elétrica correta para sua aplicação.

A ferramenta elétrica correta facilitará o trabalho e fará com que ele seja mais seguro na velocidade para o qual ele foi projetado.

b.Não utilize a ferramenta elétrica se a chave não ligar ou desligar. Qualquer ferramenta elétrica que não possa ser controlada com a chave é perigosa e deve ser reparada.

c.Desconecte o plugue da fonte de energia e/ou bateria da ferramenta elétrica antes de fazer quaisquer ajustes, trocar acessórios, ou armazenar ferramentas elétricas. Tais medidas preventivas reduzem o risco de dar partidas acidentais em ferramentas elétricas.

d.Armazene aparelhos que não estejam sendo utilizados fora do alcance de crianças e não permita que pessoas não-familiarizadas com a ferramenta elétrica ou com essas instruções

utilizem a ferramenta elétrica. Ferramentas elétricas são perigosas nas mãos de usuários não treinados.

e.Faça a manutenção de ferramentas elétricas. Verifique o desalinhamento de peças móveis, quebra de peças e qualquer outra condição que possa afetar a operação da ferramenta elétrica.

Caso seja danificada, repare a ferramenta elétrica antes de utilizar. Muitos acidentes são causados por ferramentas elétricas sem manutenção adequada.

f.Utilize a ferramenta elétrica, acessórios e brocas etc. de acordo com essas instruções e da forma a que se destina o tipo específico de ferramenta elétrica, levando-se em conta as condições de trabalho e o trabalho a ser feito. O uso da ferramenta elétrica para operações diferentes das pretendidas pode resultar em uma situação perigosa.

5. Serviço

a.Peça a um técnico para fazer a manutenção de sua ferramenta elétrica utilizando apenas peças de reposição idênticas. Isso garantirá que a segurança da ferramenta elétrica será mantida.

6. Segurança Elétrica

Sua Ferramenta tem isolamento duplo, no entanto, não é necessário o uso de fio terra.

Sempre verifique a voltagem da rede elétrica que corresponda a voltagem da placa de classificação.

Advertência: Se o cabo de força estiver danificado, ele deverá ser substituído pelo fabricante, pelo Centro de Serviço Autorizado da Black & Decker ou uma pessoa igualmente qualificada para evitar acidentes. Se o cabo for reparado ou substituído por uma pessoa qualificada, mas não autorizada pela Black & Decker, a garantia será perdida.

7. Rótulos da ferramenta

A Etiqueta de sua ferramenta pode conter os seguintes símbolos:

Leia o Manual de Instruções

Use Proteção para Olhos

Use Proteção Auditiva

2

3

PORTUGUÊS

V...............................

Volts

A..............................

Amperes

Hz............................

Hertz

W..............................

Watts

min...........................

minutos

...........................

Corrente alternada

 

 

 

...........................

 

Corrente direta

n0.............................

Sem velocidade de carga

 

 

 

 

..........................

Construção Classe II

 

 

 

 

 

Terminal de aterramento

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

...........................

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

..........................

Símbolo de alerta de segurança

.../min......................

Revolução por min ou

 

 

 

 

 

alternação por minuto

INSTRUÇÕES ADICIONAIS DE SEGURANÇA

PARA FURADEIRAS DE IMPACTO

CARACTERÍSTICAS

Esta ferramenta inclui algumas ou todas as seguintes características.

1.Alavanca para seleção de impacto (somente para modelos com impacto)

2.Mandril

3.Interruptor tipo gatilho

4.Trava de gatilho

5.Aberturas de ventilação

6.Grampo paras fixação em cintos

7.Alavanca de mudança de velocidade ou reversão (Somente para modelos específicos)

8.Empunhadura lateral com giro de 360º (Somente para modelos específicos)

USO

INTERRUPTOR DO GATILHO (FIG.1)

Para ligar a ferramenta, pressione o gatilho, para desliga-la, basta soltá-lo.

TRAVA DO GATILHO (FIG. 1)

Para travar o gatilho na posição ligado para operação contínua, pressione o gatilho e empurre a trava para dentro.

Para desativar o mecanismo de trava, pressione totalmente o gatilho soltando-o em seguida.

Antes de ligar a máquina, certifique-se sempre que o gatilho esteja funcionando livremente.

SELEÇÃO DE IMPACTO (FIG. 1)

O impacto é um sistema especial que sua ferramenta BLACK & DECKER possui que quando acionado faz com que a broca bata e vire ao mesmo tempo, transformando-a em um verdadeiro martelete, tornando a ferramenta capaz de executar todos os serviços de perfuração em concreto, mármore, granito, material cerâmico, alvenaria, etc. com rapidez e perfeição.

a)POSIÇÃO ROTAÇÃO Empurrar a alavanca até o encosto do lado esquerdo para executar serviços sem impacto em aço, alumínio e madeira.

b)POSIÇÃO IMPACTOEmpurrar a alavanca até o encosto do lado direito para realizar perfuração com impacto e rotação em alvenaria e concreto.

c)VELOCIDAD VARIAVEL Pressione a chave de velocidade variável. A velocidade da ferramenta depende da posição da chave. Como regra geral, utilize velocidades baixas para brocas de grande diâmetro e altas velocidades para brocas de diâmetro menor.

OPERAÇÃO

1)MANTENHA AS ABERTURAS DE VENTILAÇÃO DESOBSTRUÍDAS.Para evitar aquecimento excessivo, cuide para que as aberturas de ventilação não fiquem obstruídas garantindo assim a refrigeração do motor e, por conseguinte, um melhor rendimento.

2)COMO FIXAR A BROCA NO MANDRIL.Escolha a broca adequada ao trabalho a ser executado (conforme tabela abaixo), certifique-se de desconectar a máquina da rede elétrica. Introduza toda a haste lisa da broca no mandril (conforme demonstra a figura abaixo) e vire-o com a mão. Aperte o mandril com a chave nos três furos laterais.

PORTUGUÊS

TIPO DE

PARA

BROCA

PERFURAR

 

 

• Aço rápido

• Aço doce, alumínio, latão, cobre

• Aço carbono

madeira em geral etc.

• Ponta metal duro

• Madeira em geral.

 

• Alvenaria, cerâmica, mármore,

 

granito, concreto etc.

 

 

CERTO INCORRETO

TROCA DO MANDRIL: Sendo necessária a troca ou substituição do mandril de sua ferramenta, dirija-se ao Posto de Assistência Técnica Autorizado Black & Decker mais próximo de sua localidade.

3)COMO FURAR. Procure prender bem a peça, principalmente se esta for pequena, em uma morsa ou outro dispositivo de fixação. Para que a broca não escorregue no inicio do perfuração, marque a área a ser furada com

um punção. No caso de plásticos ou outras superfícies em que não se possa bater, use um pedaço de fita desiva.

• Para uma perfeita furação mantenha a máquina perpendicular ao material, exercendo uma pressão uniforme.

4)ACESSÓRIOS. A sua furadeira adapta-se a uma enorme variedade de acessórios, diversificando assim a sua finalidade. Com o uso de um acessório adequado, além de furar, é possível fixar, polir, esmerilhar e desbastar. Conheça e utilize somente os acessórios genuínos BLACK & DECKER.

5)COMO LIXAR/POLIR. Lixar/Polir com sua ferramenta elétrica é menos cansativo, e o resultado final é sempre melhor. Monte o disco conforme demonstra a figura a seguir. Introduza a haste do disco de borracha no mandril e dê um aperto em todos os orifícios para melhor fixação. Para montar o boné de pele é muito simples, basta seguir o exemplo demonstrado, fixando-o junto ao disco de borracha e o eixo adaptador.

4

5

Black & Decker HD450, HD550, HD500 User Manual

PORTUGUÊS

Ao lixar, não apoie todo o diâmetro do disco sobre o material. Incline o disco sobre o material aproximadamente 45º de sua superfície.

 

 

 

 

 

 

INCORRETO

 

CERTO

 

 

 

 

 

 

Faça movimento horizontais e verticais, evitando movimentos circulares. Nunca lixe contra cantos-vivos, pois existe perigo de danificar a lixa e o disco de borracha.

INCORRETO

LUBRIFICAÇÃO

A sua furadeira já vem lubrificada da fabrica não sendo necessária lubrificação periódica. Entretanto, recomendamos que a ferramenta seja levada a um dos Postos de Assistência Técnica Autorizada BLACK & DECKER uma vez por ano para uma limpeza completa, inspeção e lubrificação da caixa de engrenagens.

LIMPEZA

Use somente sabão neutro e um pano levemente úmido para limpar sua ferramenta. Outros produtos como gasolina, terebentina, thinner, verniz, etc., contêm substancias químicas que podem danificar o corpo plástico. Nunca deixe líquidos penetrarem na ferramenta, nem mergulhe qualquer uma de suas partes em líquidos.

DUPLA ISOLAÇÃO

Sua ferramenta possui dupla isolação para proporcionar a você segurança adicional, isto significa que há duas camadas de isolação elétrica entre você e o sistema elétrico da ferramenta. As ferramentas que possuem este avanço no sistema de isolação não necessitam de aterramento. Como resultado, sua ferramenta é equipada com um plugue com dois pinos que permite a utilização de qualquer tomada de energia elétrica sem preocupação de manutenção de fio terra.

PORTUGUÊS

ASSISTÊNCIA TÉCNICA

Para sua maior segurança, confie os reparos, manutenção e ajustes (incluindo inspeção e reposição) aos Postos de Assistência Técnica Autorizada BLACK & DECKER, que utilizarão sempre peças de reposição e acessórios genuínos, remontando sua parafusadeira de maneira idêntica a original. O uso desta ferramenta com fins profissionais ou industriais não é recomendado pela BLACK & DECKER. Antes de usar um cabo de extensão, verifique se ele tem fios soltos ou expostos, isolação danificada e encaixes defeituosos. Faça os reparos ou troque a extensão se necessário.

ACESSÓRIOS

O desempenho de sua ferramenta depende do acessório utilizado. Os acessórios da Black & Decker são projetados para padrões de alta qualidade e se destinam a aperfeiçoar o desempenho de sua ferramenta. Utilizando esses acessórios, você fará o melhor uso de sua ferramenta.

MANUTENÇÃO

Esta ferramenta foi desenvolvida para funcionar por um longo período de tempo, com o mínimo de manutenção. O funcionamento contínuo e satisfatório depende de limpeza regular e de manutenção adequada.

ADVERTÊNCIA: Antes de qualquer procedimento de manutenção, desligue a ferramenta no interruptor e retire a tomada da corrente.

Limpe regularmente as fendas de ventilação da ferramenta utilizando uma escova suave ou um pano seco.

Limpe regularmente o compartimento do motor utilizando um pano húmido. Não utilize nenhum detergente abrasivo nem à base de solvente.

PROTEÇÃO DO MEIO AMBIENTE

Coleta Seletiva.

Este produto não deve ser descartado junto com o lixo doméstico normal.

Caso ache necessário que seu produto Black & Decker seja substituído, ou caso não seja mais útil para você, não jogue-o fora junto com o lixo doméstico normal. Disponibilize este produto para coleta seletiva.

A coleta seletiva de produtos e embalagens usadas permite que os materiais sejam reciclados

e utilizados novamente. A reutilização de materiais reciclados ajuda a prevenir poluição ambiental e reduz a demanda de matéria prima.

Regulamentos locais podem prever a coleta seletiva de produtos elétricos domésticos, em lixeiras municipais ou pelo vendedor ao comprar um produto novo.

INFORMAÇÕES DE SERVIÇO

A Black & Decker possui uma das maiores Redes de Serviços do País, com técnicos treinados para manter e reparar toda a linha de produtos Black & Decker. Ligue: 0800-703 4644 ou consulte nosso site: http://www.blackedecker.com.br, para saber qual é a mais próxima de sua localidade.

ESPECIFICAÇÕES

HD450

HD500

HD550

 

VOLTAGEM

 

 

 

B2

220V ~ 60Hz

220V ~ 60Hz

220V ~ 60Hz

BR

127V ~ 60Hz

127V ~ 60Hz

127V ~ 60Hz

POTÊNCIA

500W

550W

550W

VELOCIDADE SEM CARGA

0-2800 rpm

0-2800 rpm

0-2800 rpm

6

7

ESPAÑOL

FINALIDAD

El taladro percutor Black&Decker se ha diseñado para taladrar madera, metales, plásticos y mampostería, así como para tareas de atornillado. Esta herramienta está pensada únicamente para uso doméstico.

NORMAS GENERALES DE SEGURIDAD

ADVERTENCIA: Lea y comprenda todas las instrucciones. El incumplimiento de todas y cada una de las instrucciones enumeradas debajo puede provocar descarga eléctrica, incendio o lesiones personales graves.

CONSERVE ESTAS INSTRUCCIONES

INSTRUCCIONES DE SEGURIDAD

Advertencias de seguridad generales para herramientas eléctricas

¡Atención! Lea todas las advertencias e instrucciones de seguridad. En caso de no respetarse las advertencias e instrucciones indicadas a continuación, podría producirse una descarga eléctrica, incendio y/o lesión grave.

Conserve todas las advertencias e instrucciones para su posterior consulta. El término "herramienta eléctrica" empleado en las advertencias indicadas a continuación se refiere a la herramienta eléctrica

con alimentación de red (con cable) o alimentada por pila (sin cable).

1. Seguridad del área de trabajo

a.Mantenga limpia y bien iluminada el área de trabajo. El desorden o una iluminación deficiente en las áreas de trabajo pueden provocar accidentes.

b.No utilice la herramienta eléctrica en un entorno con peligro de explosión, en el que

se encuentren combustibles líquidos, gases o material en polvo. Las herramientas eléctricas producen chispas que pueden llegar a inflamar los materiales en polvo o vapores.

c.Mantenga alejados a los niños y otras personas del área de trabajo al emplear la herramienta eléctrica. Una distracción le puede hacer perder el control sobre la herramienta.

2. Seguridad eléctrica

a.El enchufe de la herramienta eléctrica debe corresponder a la toma de corriente utilizada.

No es admisible modificar el enchufe en forma alguna. No emplee adaptadores en herramientas eléctricas dotadas con una toma de tierra. Los enchufes sin modificar adecuados a las respectivas tomas de corriente reducen el riesgo de una descarga eléctrica.

b.Evite que su cuerpo toque partes conectadas a tierra como tuberías, radiadores, cocinas

y refrigeradores. El riesgo a quedar expuesto a una descarga eléctrica es mayor si su cuerpo tiene contacto con tierra.

c.No exponga las herramientas eléctricas a la lluvia y evite que penetren líquidos en su interior.

Existe el peligro de recibir una descarga eléctrica si penetran ciertos líquidos en la herramienta eléctrica.

d.Cuide el cable eléctrico. No utilice el cable eléctrico para transportar o colgar la herramienta eléctrica, ni tire de él para sacar el enchufe de la toma de corriente. Mantenga el cable eléctrico alejado del calor, aceite, bordes afilados o piezas móviles. Los cables eléctricos dañados o enredados pueden provocar una descarga eléctrica.

e.Al trabajar con la herramienta eléctrica en la intemperie utilice solamente cables alargadores homologados para su uso en exteriores. La utilización de un cable alargador adecuado para su uso en exteriores reduce el riesgo de una descarga eléctrica.

f.Si fuera inevitable la utilización de una herramienta eléctrica en un lugar húmedo, utilice un suministro protegido con un dispositivo de corriente residual (RCD). La utilización de un dispositivo de corriente residual reduce el riesgo de descarga eléctrica.

NOTA: El término de "Dispositivo de Corriente Residual (RCD)" puede ser sustituido por el término "Interruptor de Falla a Tierra del Circuito (GFCI)" o "Disyuntor de Fugas a Tierra (ELCB)".

3. Seguridad personal

a.Esté atento a lo que hace y emplee la herramienta eléctrica con prudencia. No utilice la herramienta eléctrica si estuviese cansado, ni tampoco después de haber consumido alcohol, drogas o medicamentos. El no estar atento durante el uso de una herramienta eléctrica puede provocarle serias lesiones.

ESPAÑOL

b.Utilice equipos de protección personal. Lleve siempre protección ocular, respiratoria y auditiva.

Los equipos de protección tales como una mascarilla antipolvo, zapatos de seguridad con suela antideslizante, casco o protectores auditivos, utilizados en condiciones adecuadas, contribuyen a reducir las lesiones personales.

c.Evite una puesta en marcha involuntaria. Asegúrese de que el interruptor esté en la posición de apagado antes de conectar a la fuente de alimentación o la batería, coger o transportar

la herramienta. Si se transportan herramientas eléctricas con el dedo sobre el interruptor o si se enchufan con el interruptor encendido puede dar lugar a accidentes.

d.Retire las herramientas de ajuste o llaves fijas antes de conectar la herramienta eléctrica. Una herramienta o llave colocada en una pieza giratoria de la herramienta eléctrica puede producir lesiones al ponerse a funcionar.

e.Sea precavido. Evite adoptar una posición que fatigue su cuerpo; mantenga un apoyo firme sobre el suelo y conserve el equilibrio en todo momento. Ello le permitirá controlar mejor

la herramienta eléctrica en caso de presentarse una situación inesperada.

f.Utilice ropa apropiada. No vista ropa suelta o joyas. Mantenga su cabello, vestimenta y guantes lejos de las partes móviles. Ropa suelta, joyas o cabello largo pueden agarrarse a las partes móviles.

g.Siempre que sea posible utilizar unos equipos de aspiración o captación de polvo, asegúrese que éstos estén montados y que sean utilizados correctamente. El empleo de equipos de recogida de polvo reduce los riesgos derivados del polvo.

4. Uso y cuidado de herramientas eléctricas

a.No sobrecargue la herramienta eléctrica. Use la herramienta eléctrica prevista para el trabajo a realizar. Con la herramienta eléctrica adecuada podrá trabajar mejor y más seguro dentro del margen de potencia indicado.

b.No utilice herramientas eléctricas con un interruptor defectuoso. Las herramientas eléctricas que no se puedan conectar o desconectar son peligrosas y deben hacerse reparar.

c.Desconecte el enchufe de la fuente eléctrica y/o la batería de la herramienta eléctrica antes de realizar ajustes, cambiar accesorios o almacenar la herramienta eléctrica. Esta medida preventiva reduce el riesgo de conectar accidentalmente la herramienta eléctrica.

d.Guarde las herramientas eléctricas fuera del alcance de los niños y de las personas que no estén familiarizadas con su uso. Las herramientas eléctricas utilizadas por personas inexpertas son peligrosas.

e.Cuide sus herramientas eléctricas con esmero. Controle si funcionan correctamente, sin atascarse, las partes móviles de la herramienta eléctrica, y si existen partes rotas o deterioradas que pudieran afectar al funcionamiento de la herramienta. Si la herramienta eléctrica estuviese defectuosa haga que la reparen antes de volver a utilizarla. Muchos accidentes se deben a herramientas eléctricas con un mantenimiento.

f.Utilice la herramienta eléctrica, los accesorios y las puntas de la herramienta, etc. de acuerdo a estas instrucciones, teniendo en cuenta las condiciones de trabajo y la tarea a realizar. El uso de herramientas eléctricas para trabajos diferentes de aquellos para los que han sido concebidas puede resultar peligroso.

5. Servicio técnico

a.Haga reparar su herramienta eléctrica sólo por personal técnico autorizado que emplee exclusivamente piezas de repuesto originales. Solamente así se garantiza la seguridad de la herramienta eléctrica.

6. Seguridad Eléctrica

La herramienta lleva un doble aislamiento; por lo tanto no requiere una toma a tierra. Compruebe siempre que la tensión de la red corresponda al valor indicado en la placa de características.

¡Advertencia! Si el cable de alimentación esta dañado lo debe reemplazar el fabricante o su representante o una persona igualmente calificada para evitar peligro. Si el cable es reemplazado por una persona igualmente calificada pero no autorizada por Black & Decker, la garantía no tendrá efecto.

8

9

Loading...
+ 11 hidden pages